Agenda alemã
no Brasil
Menu
200 anos de povos de língua alemã no Brasil:
celebrando o passado, presente e futuro
Acesse aqui textos e outros conteúdos exclusivos


Saiba mais


Livros
Breve História das Migrações Alemãs para o Brasil, de Martin N. Dreher

O livro oferece uma perspectiva abrangente sobre o assunto e vem a lume como parte das celebrações dos 200 anos da imigração. O autor descreve a trajetória da presença alemã no Brasil desde o século 16, com a chegada dos portugueses, estendendo-se até o pós-Segunda Guerra Mundial.

Saiba mais
Em busca da felicidade, perdidos, de Onno Boonstra e Friedrich Hüttenberger

Temos aqui a história de alemães que se aventuraram até o Brasil, passando pela Holanda. Lá, enfrentaram dificuldades para seguir viagem, pois não tinham todos os documentos necessários. Só depois de dois longos anos conseguiram chegar ao Brasil.

Conheça a publicação
Família Bredoff, de Alessandro Flores Bredof

O livro "Família Bredoff: A saga da Europa para o Vale do Mucuri e Norte Capixaba" conta a saga de uma família de um pequeno povoado na Alemanha até Minas Gerais e o Espírito Santo. É uma história repleta de coragem, superação e resiliência, que também contribuiu para a formação de cidades nessas regiões brasileiras.

Saiba mais
Wahrhaftige Historia
Duas viagens ao Brasil

Nesta edição crítica, Franz Obermeier disponibiliza para os estudiosos da obra de Hans Staden uma meticulosa e abrangente análise deste que foi o primeiro livro em língua alemã a ser publicado sobre o Brasil (1557).

Leia o texto
Baviera Tropical, de Betina Anton

Betina Anton conta a trajetória do médico nazista Josef Mengele, que viveu por anos no Brasil sem ter sido descoberto. O livro é uma excelente fonte de pesquisa sobre este que foi um dos nazistas mais procurados da história.

Saiba mais
Colonizadores do Rio Grande do Sul

A obra busca dar continuidade à transcrição de códices do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul (AHRS) que contém o registro de chegada dos imigrantes europeus no estado. Este primeiro volume – 1863 a 1873 – contém o nome de mais de 7.000 imigrantes europeus, em sua maioria de língua alemã.

Conheça o livro
Cartas de imigrantes de fala alemã: pontes de papel dos hunsriqueanos no Brasil

A partir de uma seleção de 82 cartas, o recorte em torno dos hunsriqueanos sugere especificidades nas práticas de escrita dos diferentes grupos de imigrantes, que podem jogar luz sobre a história da língua alemã no sul do Brasil e na Bacia do Prata.

Clique para ler o livro
Revista BrasilAlemanha | 30 anos

Em 2023, a Revista BrasilAlemanha alcançou três décadas de história. A edição comemorativa traz um encarte histórico destacando momentos marcantes da publicação e anúncios icônicos de nossas empresas associadas.

Veja a publicação


Posts

Audiovisual - Documentário

Documentário - Ivoti, o jardim da imigração alemã: 200 anos de História e legado

Este curta-metragem promete imergir os espectadores em uma jornada única através da rica herança cultural dos imigrantes alemães e sua influência duradoura na sociedade contemporânea.

Artigo

Wie die deutsche Sprache nach Brasilien kam

Vor 200 Jahren wanderten die ersten Deutschen nach Brasilien aus. Doch dass so viele junge Menschen dort heute Deutsch lernen möchten, hat meist andere Gründe.

Relato de viagem

O verde-azul de Berlim

Relato de uma travessia no verão de 2023

Exposição virtual

Exposição virtual "Bilhetes de viagem"
Museu da Imigração

Conheça a nova exposição virtual do Museu da Imigração

Biografia

Bertha Lutz - Dia Internacional da Mulher

Conheça a história de Bertha Lutz, Diplomata suíço-brasileira, segunda mulher a ocupar um cargo público brasileiro.

Museu

Museu Interativo Brasil-Alemanha

Um museu que apresenta curiosidades e informações históricas sobre a relação entre Brasil e Alemanha