Agenda alemã
no Brasil
Menu
Brasil e Alemanha:
um match perfeito
A imigração de povos de língua alemã começou oficialmente no Brasil em 1824, em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. Antes disso, contudo, já havia imigrantes falantes do alemão no nosso país, nos estados da Bahia e do Rio de Janeiro. A imigração continuou no século 20, com um grande fluxo de pessoas chegando após a Primeira Guerra e outro até depois da Segunda Guerra. Os imigrantes eram, em sua maior parte, artesãos e agricultores. Hoje em dia, cerca de 5% dos brasileiros são de origem alemã. Isso equivale a mais de 10 milhões de pessoas agora completamente integradas, que vivem numa sociedade brasileira diversa e multicultural, com uma enorme riqueza de hábitos e costumes.

O intercâmbio teuto-brasileiro é antigo. Na esquadra de Pedro Álvares Cabral havia alemães, que estiveram aqui durante o descobrimento. Hans Staden, um arcabuzeiro alemão, também aportou no Brasil no século 16 e acabou caindo prisioneiro dos tupinambás. Tendo escapado e retornado para a Alemanha, escreveu um livro em que relata suas aventuras entre os indígenas e que se tornou o primeiro livro em língua alemã sobre nosso país.

Por onde os imigrantes alemães e seus descendentes brasileiros passavam, eles fundavam escolas, hospitais, igrejas, clubes, sociedades, cervejarias, estúdios de fotografia, jornais, entre outros, tendo deixado, assim, suas marcas na sociedade e na cultura do Brasil.

Alguns destaques são a cerveja e o futebol, duas paixões nacionais. Quase todas as primeiras cervejarias brasileiras são de origem germânica e surgiram no século 19. O primeiro jogo da história do Campeonato Paulista, em 1902, foi disputado entre o Mackenzie e o Germania. As primeiras estrelas de origem alemã do futebol brasileiro foram Arthur Friedenreich (apelidado de El Tigre), Hermann Friese e Hans Nobiling, fundador do Germania, atual Clube Pinheiros.

Vale destacar também as montadoras alemãs de automóveis. Quando iniciaram suas operações no País, elas impulsionaram fortemente a indústria automobilística nacional.

Quer mais fatos e dados curiosos? É só passear pelo nosso site!

Compartilhe suas fotos e ações conosco, utilize e acompanhe a nossa hashtag #alemanhanobrasil200